segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Quando o complexo fica complicado...


Eis a moral desse blog. Nunca se espera que saia logo, apenas sairá algo. Alguns momentos coisas boas, outras coisas bobas. Na verdade como qualquer meio de exposição de opiniões. Demorou mas voltou, agora em 2009.
Não relatando como um especialista, mas Psicologia é uma ciência muito flexível, já diz a personagem Temperance Brennan de "Bones". Certas coisas não serão nunca entendidas. Sempre que se parte para o universo da mente humana, as variáveis são fora do que se espera. É difícil combater o caos com lógica. Então explicar o perfil de uma pessoa analisando seus comentários, seu comportamento em público, preferências musicais, artísticas, ou qualquer forma de demonstração soa defasado. Bastante, na verdade.
Pois bem. Como se explica o amor? O que quer dizer quando uma pessoa diz "eu te amo muito, mas não sei se posso te amar desse modo"? Como são os vários modos de amar? Amor é um sentimento de um nome só, entretanto de discussão muito questionável. O oposto, supostamente seria o ódio. E nesse vai e vem acaba confundindo muita gente entre sentimentos de amizade ou inimizade. Se há amor entre amigos, se há amizade entre sexo oposto. Se amizade é uma forma de amor, se amizade e amor são coisas completamente diferentes. Se uma pessoa pode amar alguém que compartilhe uma grande amizade. Essa última proposição fica ainda mais confusa por depender das anteriores.
O que leva à paixão é ligado ao amor? Estar apaixonado(a), necessariamente significa que haja amor por tal indivíduo, ou simplesmente faz parte da necessidade de sentir tais reações em seu organismo, visando o pensamento psicossexual. Ouve-se falar que o amor é eterno, enquanto a paixão é passageira. Entretanto ouve-se muitas vezes declarações de amor tão levianas que por mais significado que pareça ter, são somente fonemas em busca da própria satisfação e vitória. Será que quem ensinou o ser humano a amar previa essa defasagem de opiniões a respeito?
Qual a probabilidade, na presente sociedade, de uma pessoa ser amada por várias pessoas, ou uma pessoa amar várias pessoas, ou de quantas formas podem ser amadas? Probabilidade... Trata-se de algo objetivo ou subjetivo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário